sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Finalização da resenha de Adolphe Bossert-" Introdução a Schopenhauer-Ed Contraponto

" Assim,  o homem de gênio, em geral  propenso á melancolia, mostra vez por outra essa serenidade particular que só a ele é possível , que paira sobre sua fronte,  como um raio de luz, e que se deve ao fato de que o seu espírito sabe se identificar completamente com o mundo exterior"(pg 38);
" Um homem que encurva  as costas  sobre a mesa ou escrivaninha parece um sapateiro remendão disfarçado"(pg.39);" Seu pai morreu em 20 de Abril. Não se sabe se caiu ou se jogou de um celeiro no canal que passava atrás da casa. As circunstâncias da morte jamais foram esclarecidas.
" Schopenhauer assegura - e podemos acreditar em sua palavra- que jamais houve no mundo um empregado de comércio pior que ele. Qualquer pretexto era bom para se furtar a um  trabalho que o repugnava. A única coisa que o interessava nos últimos meses do inverno de 1805 eram as conferências que o dr. Gall foi fazer em Hamburgo, sobre frenologia."(pg 41);
* Franz Gall ( 1758-1828), médico alemão que criou a frenologia, pseudociência que estuda o caráter e as faculdades intelectuais do indivíduo pelo formato do crânio."
" Seu pai morreu em 20 de Abril. Não se sabe se caiu ou se jogou de um celeiro no canal que passava atrás da casa. As circunstâncias da morte jamis foram esclarecidas" (pg 41);
" O certo é que havia algum tempo se observava em Heinrich Schopenhauer uma singular fraqueza de memória; ele não reconhecia mais  os amigos,falava com eles como se fossem estranhos" (pg 42);
" Na maioria das vezes, os loucos não se enganam no conhecimento daquilo que está imediatamente presente; suas divagações se relacionam sempre á coisas ausentes ou passadas, e, indiretamente, á ligação dessas coisas como o presente: por conseguinte, a doença parece  afetar sobretudo a memória".(pg 42);
" Se Schopenhauer ainda experimentava, diante da austeridade crítica de Kant, uma espécie de pavor que logo iria superar, em compensação, viu-se seduzido desde o início pela teoria das idéias platônicas, modelos imortais das coisas perecíveis,Platão continuaria a ser sempre para ele o divino Platão." ( pg 58);
" Assim, Platão é associado a Kant e tem mesmo precedência sobre ele, na primeira concepção  da filosofia de Schopenhauer. Em geral, observa-se nele, durante todo o  período de estudos, ao lado da tendência inata á observação pessimista, uma necessidade de contemplação ideal á qual, mais tarde, ele satisfaria com sua teoria das artes". (pg 58);
" O  princípio da razão suficiente, objeto do primeiro escrito de Schopenhauer, não passa, no fundo, da regra mais geral da  construção filosófica.
Aplicada ao mundo exterior, ele se confunde com o princípio da causalidade. Nenhum fato se produz no mundo sem que exista uma razão suficiente  para isso, e é procurando essa razão que se chega a compreender o fato. Na esfera  de nossos conhecimentos teóricos, nenhuma afirmação  é legítima a não ser que contenha em si mesma maiores chances de verdade que a afirmação contrária".(pg 64);
" O que distingue o homem dos outros animais, é a razão, a faculdade da abstração que traz consigo o dom da linguagem" (pg 66);
" Além das representações sensíveis,  que o homem partilha  com os animais, ele também pode alojar em seu cérebro- que, sobretudo para isso tem um volume superior-algumas representações abstratas, ou seja, deduzidas das precedentes. Essa representações foram chamadas de conceitos porque cada uma delas compreende em si, ou antes, sob si, inumeráveis indivíduos dos quais ela é a concepção coletiva. È possível também defini-las como representações extraídas de representações" (pg 67);
" O conhecimento, mesmo sensível, é, segundo ele, antes demais nada, obra da inteligência, para a qual os sentidos só servem de  instrumento.
" É preciso que o entendimento crie, ele próprio, em primeiro lugar, o mundo objetivo. Não é o mundo que entra pronto em nossa cabeça pela porta dos sentidos e pelas aberturas dos órgãos . Os sentidos não fornecem nada além de matéria bruta que o entendimento transforma inicialmente, por meio das formas simples de espaço, tempo e causalidade, em percepção objetiva de um mundo material regido por leis. Portanto, nossa percepção cotidiana, nossa percepção em pírica, é uma percepção intelectual". Kant poderia assinar esse trecho. Em suma, a doutrina da primeira obra de Schopenhauer, apesar de algumas reservas de detalhes, era puro Kantismo" (pg 68);
Calma, meus queridos, amanhã comentaremos mais!

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