sábado, 8 de setembro de 2012

Aspectos imprescindíveis da obra de Peter Biskind:



Seleção de trechos da obra de Peter Biskind: Como a geração sexo-drogas e- Rock`n Roll salvou Hollywood, editado pela editora Intrínseca em 2009:
“As filmagens de O poderoso Chefão começaram no dia 29 de março de 1971”. Aparentemente, o prestígio de Coppola não era muito. (as credenciais de Francis como diretor, nessa época, eram nulas). [“...].”
A equipe Nova-iorquina era durona e acostumada trabalhar pesado com diretores como Kazan, Lumet e Penn.
Brando chegou no set no começo  da segunda semana. Coppola continua:” Eles odiavam Brando, diziam que não entendiam o que ele falava.
“A maioria dos filmes usa figurantes profissionais; as mesmas caras aparecem e reaparecem como se fossem bonecos de papelão. Francis não queria usar profissionais porque não queria que o Poderoso Chefão se parecesse com os outros filmes (pg.161);”
“As filmagens de O Poderoso Chefão ter minaram em setembro de 1971, depois de seis meses de trabalho (pg 163); O Poderoso Chefão foi mostrado em Nova York para os exibidores que não ficaram nada felizes com um filme de três horas de duração.”
Seu tamanho ia cortar pela metade o número de sessões por dia e reduzir seus lucros na mesma proporção; (pg. 165);
“A expectativa em torno do lançamento de o Poderoso Chefão era imensa. O filme  estreou em Nova York no meio de uma tempestade de neve fora da estação, no dia 15 de março de 1972. As filas  tinham seis  colunas de largura e davam a volta a vários quarteirões” (pg. 168);
“Coppola, sentindo-se diminuído como artista por ter aceitado dirigir o filme- um sentimento de violação agravado por sua certeza de que o filme seria um fracasso- e ainda sofrendo com o rescaldo da luta que fora levar o projeto á tela, fugiu para Paris, onde escreveu um roteiro. Seus amigos ligavam dizendo:” O Poderoso chefão é um tremendo sucesso”. E ele respondia:” Ah, tá, tá bom...”, e voltava para o trabalho. (pg. 168).;


















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