" Marx acreditava que a independência pessoal só podia ser protegida no âmbito de uma comunidade moral, em que os indivíduos agem não principalmente em benefício próprio, ou em benefício do grupo como tal, mas visando ao bem de toda a humanidade. Só uma " classe histórica mundial", uma classe cujos interesses e ideais se fundem, é capaz de ampliar definitivamente o escopo da liberdade para todos. Marx via o proletariado como o único grupo de sua sociedade que talvez pudesse tornar-se " Histórico e mundial" e fez o que pôde para guiá-lo nessa direção". ( página 71)
domingo, 31 de julho de 2011
Resenha da obra de Marshall Berman:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em continuidade á resenha:
ResponderExcluir" Com o advento da sociedade comunista, no entanto, os homens não precisarão mais revoltar-se para conseguir ser livres: poderão por em prática seus projetos e planos, poderão desenvolver-se, na rotina diária da vida e durante seu dia de trabalho, por meio do trabalho. Numa sociedade de abundância e produção planejada, o trabalho pode ser transformado em algo interessante e ligado ás inclinações individuais de cada um, de modo que o dualismo hoje aceito entre necessidade de "material" e liberdade "espiritual", entre ganhar a vida e aproveitá-la , desapareça.
(Pág. 71)
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir" Na verdade, o capitalismo trata todos os homens e mulheres como peças intercambiáveis, como mercadorias que podem ser trocadas por outras mercadorias."Berman, Marshall,1940
ResponderExcluirAventuras no marxismo/Marshall Berman; tradução Sônia Moreira-São Paulo: Companhia das Letras,2001.
" as realidades humanas e as relações sociais são imutáveis e tão inexoráveis quanto a força da gravidade e estão fora do alcance da vontade humana e de todo tipo de controle social ou político" diz Berman Marshall.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir