domingo, 30 de outubro de 2011

O capitalismo não é nada solidário


domingo, 31 de julho de 2011

Resenha da obra de Marshall Berman:

   " Marx acreditava que a independência pessoal só podia ser protegida no âmbito  de uma comunidade moral, em que os indivíduos agem não principalmente em benefício próprio, ou em benefício do grupo como tal, mas visando ao bem de toda a humanidade. Só uma " classe histórica mundial", uma classe cujos interesses e ideais se fundem, é capaz de ampliar definitivamente o escopo da liberdade para todos. Marx via o proletariado como o único grupo de sua sociedade que talvez pudesse tornar-se " Histórico e mundial" e fez o que pôde para guiá-lo nessa direção".     ( página 71)                                

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reflexões de "Homem Primata" dos Titãs


Você já ouviu falar em Darwinismo Social? É uma teoria lançada entre o final do séc. XVIII e o século XIX por parte dos filósofos Iluministas europeus para justificar a supremacia e poderio destes em relação ao resto do mundo,em relação á economia, por que na visão deles o resto do mundo seria composto de barbárie, de "gente desprovida de cérebro",afastada de Deus e da "santa igreja", e que por tanto só teriam "salvação " se fossem colonizadas, exploradas economicamente, e tivessem  suas riquezas repassadas para os mesmos, tirando "fora", deste enriquecimento, crescimento econômico , por exemplo, negros, índios,muçulmanos,judeus, etc. Por acaso  alguma coisa mudou de  lá pra cá? Não continuamos sendo explorados pelas grandes potências mundiais, não continuamos a nos comportar como primatas, animais toscos, em busca de satisfazer o próprio ego, vaidade,como forma de sustentar nossos bens materiais, e sermos competitivos ,para conquistar cada vez mais favores econômicos, e riquezas, enfim em se fazer tudo o que for necessário para obtermos sucesso?Então, é isso, que o grupo Titãs buscar demonstrar nesta composição, que o homem se julga civilizado , evoluído, mas num fundo não passa de um primata,vamos refletir sobre a música?

Música "Até Quando" de "Gabriel o pensador - " comentários breves




Esta música é uma crítica excelente pra a História também por que representa um comportamento social muito presente em nossa sociedade ainda hoje que é o da Inércia,passividade, da construção de raciocínio crítico, e de ações, mobilizações políticas, articulações sociais, engajamento, interesse pelo bem comum, pela coletividade, em suma, o que é meu é meu, "dane-se o outro", é o não- dividir o bolo econômico com ninguém,é o não aceitar que o meu semelhante suba comigo na escalada social, que o mesmo atinja o ápice do progresso, mais  um exemplo da ganância de alguns em troca do sofrimento de outros!!!!!!


A música "DomQuixote" do grupo musical"Engenheiros do Havaí" é uma prova viva que no terreno das ciências sociais tudo pode ser historicizado, ou seja tudo pode se transformar em um registro histórico, em documento, e se tornar digno de ser esmiuçado, pesquisado. No caso específico da letra desta música, o que se percebe por parte de seus compositores é uma crítica contundente á exploração econômica, ás vantagens financeiras de certos grupos minoritários da sociedade, uma crítica á elitização de poucos em detrimento da fome, miséria, desigualdade social de outros grupos, ou seja, os mais desfavorecidos sustentando" a boa vida" dos aristocratas de "plantão", dos burgueses egocêntricos e egoístas que se concentram em si mesmos e em seus próprios interesses!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

HistoriadorLegal: Bem vindos ao HistoriadorLegal

Marshall Berman e seu inspirador, seu ícone para construção de suas obras literárias, historiográficas, filosóficas!!!!!!

Historiador Legal: Bem vindos ao Historiador Legal



este foi meu livro de cabeceira durante minhas férias, maravilhoso e recomendável para quem quer entender as origens do tal capitalismo "saturado" que vivenciamos hoje em dia!
Este é o cara! Sem seus preceitos a História econômica já teria sido extinta!